O que é normalização de banco de dados? :: Dicas de Programação

Bancos devidamente construídos, ou seja, na terceira forma normal, apresentam um número maior de tabelas em comparação aos bancos não normalizados. Assim, as consultas em bancos com mais tabelas requerem uma complexidade maior na elaboração do SQL, fazendo necessário o uso dos Joins e cláusulas para elaborarmos a consulta adequadamente. Dessa forma, como mostrado na tabela acima, temos uma tabela na primeira forma normal evitando assim repetições e campos com múltiplos valores, conforme observamos na tabela abaixo. Observe que para os dados do pedido lançados acima, apenas os atributos que estão em negrito SÃO ÚNICOS, pois não se diferem. Os demais atributos mudam, não cumprindo a 1FN onde os atributos devem ser atômicos, quer dizer únicos.

Baixe os cursos usando seu aplicativo LinkedIn Learning para iOS ou Android. Para alterar os dados de um autor, é preciso alterá-los em diversas linhas, já https://martinwxwv01112.wssblogs.com/26427793/curso-de-teste-de-software-com-horário-flexível-plataforma-própria-e-garantia-de-emprego que um autor pode ter diversos livros. Como mencionado anteriormente, temos conjuntos de regras para determinar com qual forma normal o banco é compatível.

Ferramentas e recursos úteis para normalização de banco de dados

Para podermos dizer que nosso banco de dados está normalizado, devemos respeitar 3 níveis ou tipos de normalização. Cada um desses níveis atende a determinados requisitos que têm como objetivo simplificar as informações sem que haja perda de dados. O armazenamento colunar também permite a execução rápida de consultas de intervalo (por exemplo, mostra todos os registros em que uma determinada coluna está entre X e Y ou menor que X).

  • Ela não apenas ajuda a economizar espaço e recursos, mas também facilita a manutenção e a integridade dos dados.
  • Esta estrutura permite evitar a redundância de dados e garantir a integridade da informação.
  • Não são permitidas colunas que contenham conjuntos de valores ou registros aninhados.
  • Para normalizar essa tabela, é necessário criar uma nova tabela para armazenar os dados de endereço e telefone e vincular cada cliente a esses dados através de uma chave estrangeira.

Em outras palavras – nada nos impede de colocar, por exemplo, “Grosso” para um livro com apenas 50 páginas – e isso faz com que a tabela viole DKNF. Agora, cada registro é identificado inequivocamente por uma superchave, portanto 4NF é satisfeito. Um ecossistema educacional completo para aprendizagem em desenvolvimento de software, engenharia de dados, qualidade de software e computação em nuvem. A DIO é a maior comunidade de aprendizado contínuo em tecnologia da América Latina, que conecta os melhores talentos com as empresas mais inovadoras do mundo. Ao clicar em “começar curso”, declaro que aceito as Políticas de Privacidade e os Termos de Uso da DIO.

Introdução à Normalização

Primeiramente, precisamos verificar se encontramos compatibilidade com a primeira forma normal. Caso esteja tudo conforme, analisamos se a segunda forma normal se encaixa e assim sucessivamente. Um vendedor cadastrado pode mudar sua área de vendas mas os dados de vendas antigas, realizadas em regiões por onde trabalhou, devem ser mantidos no banco sem incoerência de dados. https://caidenysxy18224.weblogco.com/26436893/curso-de-desenvolvimento-web-com-horário-flexível-plataforma-própria-e-garantia-de-emprego Assim, a entidade Vendedor deve ser mantida desnormalizada para que os dados não se tornem inconsistentes. Agora cada linha representa uma transação individual, e um SGBD pode obter a resposta, simplesmente encontrando todas as linhas com data de outubro, somando então os valores. Para mover nossa tabela 2NF para 3NF, precisamos novamente dividir nossa tabela novamente.

  • Como uma relação corresponde definitivamente com aquela que é usualmente chamada de extensão de um predicado em lógica de primeira ordem exceto que aqui nós identificamos os locais no predicado com nomes de atributos.
  • A tabela Preços se relaciona com a tabela Produtos através da chave primária e a chave exterior ID_Produto, e armazena o preço de cada produto em um dado momento.
  • Vamos supor que precisamos alterar os dados de uma autora, como a Sarah, por exemplo.
  • Para normalizar essa tabela, é necessário criar uma nova tabela de categorias e vincular cada produto a uma categoria através de uma chave estrangeira.
  • Se um atributo estiver relacionado somente com uma parte da chave primária, deverá ser eliminado da tabela e colocado em uma nova tabela separada.

No entanto, supondo que todos os livros disponíveis sejam oferecidos em cada área, o Título não está inequivocamente vinculado a um determinado Local e, portanto, a tabela não satisfaz a 4NF. A https://franciscovuph04948.wizzardsblog.com/26456693/curso-de-teste-de-software-com-horário-flexível-plataforma-própria-e-garantia-de-emprego é essencial para evitar anomalias, como inserções, atualizações e exclusões indesejáveis nos dados do banco de dados, garantindo a integridade, eficiência e consistência dos dados. É uma prática importante para garantir que os bancos de dados sejam projetados de forma otimizada e confiável.

Veja os cursos da Faspec!

A normalização de dados é um processo sistematizado para minimizar a duplicação de dados em um banco de dados relacional. Através da aplicação de regras, conhecidas como formas normais, os dados são organizados em tabelas de maneira a promover a integridade e reduzir a redundância. Por exemplo, ao armazenar informações sobre clientes e seus pedidos, a normalização evita que os dados do cliente sejam repetidos em cada pedido, armazenando-os em tabelas separadas e criando uma relação entre elas.

A análise é a etapa em que se define o que o software deve fazer, quais são os requisitos, as funcionalidades, as restrições e os objetivos do software. Cada célula da tabela deve ter um valor atômico, isto é, este não pode ser dividido. Codd introduziu o conceito de normalização e o que agora é conhecido como a primeira forma normal (1NF) em 1970. Codd passou a definir a segunda forma normal (2NF) e a terceira forma normal (3NF) em 1971, e Codd e Raymond F. Boyce definiu a forma normal de Boyce-Codd (BCNF) em 1974. Relações normalizadas e a relação entre uma relação normalizada e outra espelham os conceitos do mundo real e suas inter-relações. Se precisarmos, futuramente, vender algum livro do Isaac Asimov, teremos que recadastrá-lo.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published.